As melhores universidades de Santa Catarina

Capa da matéria As melhores universidades de Santa Catarina
Avatar do autor Redação Na Prática

Redação Na Prática

Publicado em 22 de outubro de 2025 às 14:55h.

Reconhecido por sua qualidade de vida, diversidade cultural e forte economia, Santa Catarina também se destaca como um importante polo educacional do Brasil. O estado abriga instituições de ensino superior públicas e privadas que se destacam pela excelência acadêmica, pela produção científica e pela contribuição à inovação e ao desenvolvimento regional.

No Enade 2023, duas universidades catarinenses conquistaram a nota máxima (5) no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC): a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Além disso, Santa Catarina tem representantes no Ranking Universitário Folha (RUF) 2024, que avalia o desempenho das instituições de ensino superior em quesitos como ensino, pesquisa, mercado de trabalho, inovação e internacionalização.

Aqui você encontra as melhores universidades de Santa Catarina, com mais informações sobre cada uma delas.

Leia também: As melhores universidades do Paraná

Universidades nota 5 no MEC

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Fundada em 1960, a UFSC é uma das universidades públicas mais respeitadas do país e referência em ensino, pesquisa e extensão. Com sede em Florianópolis e campi em cidades como Joinville, Curitibanos, Araranguá e Blumenau, a instituição tem atuação ampla e impacto nacional.

A UFSC foi criada a partir da federalização de sete faculdades isoladas em Florianópolis, que já existiam décadas antes da criação da universidade, incluindo a Faculdade de Direito, fundada em 1932, a primeira em Santa Catarina.

No Ranking Universitário Folha 2024, a UFSC ocupa o 7º lugar geral no Brasil, sendo destaque em ensino (4º lugar) e pesquisa (7º lugar). Também aparece entre as melhores do país em inovação (13º) e internacionalização (8º), alcançando uma nota geral de 93,64.

A universidade oferece mais de 100 cursos de graduação e mais de 80 programas de pós-graduação, abrangendo áreas como engenharia, saúde, direito, ciências humanas e tecnologia.

Sua forte inserção no mercado de trabalho e a intensa produção científica consolidam a UFSC como uma das instituições mais completas do Brasil.

Com projetos de extensão e pesquisa voltados à sustentabilidade, tecnologia e inclusão social, a UFSC exerce papel essencial no desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina.  Um levantamento da própria universidade que mostra que mais de 66 mil membros da sua comunidade universitária ajudaram a criar 107 mil empresas em todo o Brasil até 2024.

Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

Criada em 1965, a Udesc é uma universidade pública estadual que se destaca pela qualidade do ensino e pela interiorização da educação superior em Santa Catarina. Ela foi fundada a partir da Faculdade de Educação (Faed), criada em 1963, e da então Escola Superior da Administração e Gerência (Esag), fundada em 1964, ambas em Florianópolis. Juntam-se a essas unidades a antiga Faculdade de Engenharia de Joinville (FEJ), criada em 1956.

Hoje, a universidade reúne 12 centros de ensino distribuídos em cidades como Florianópolis, Joinville, Lages e Chapecó.

A instituição ocupa o 45º lugar geral no RUF 2024, com bom desempenho em pesquisa (45º) e ensino (50º). Também tem presença relevante em inovação (57º) e mercado (70º), com nota geral de 71,03.

Com cursos reconhecidos em engenharia, design, artes, ciências sociais e saúde, a Udesc combina formação de excelência com compromisso público e regional. Sua atuação é marcada pela produção científica e pelo estímulo ao empreendedorismo e à inovação tecnológica.

Leia também: As melhores universidades do Rio Grande do Sul 

Foto histórica do prédio da Reitoria da Udesc, com carros estacionados à frente da entrada do prédio
Fonte: Divulgação Udesc

Outras universidades de destaque em Santa Catarina

Além das duas instituições com nota máxima, o estado abriga outras universidades que se destacam nacionalmente pela qualidade e relevância de seus cursos, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2024:

  • Universidade Regional de Blumenau (FURB) – Em 74º lugar geral, é uma instituição pública municipal com forte inserção regional. Destaca-se em internacionalização (20º lugar) e em cursos voltados às engenharias, gestão e licenciaturas. É classificada com nota 4 (de 5) no Índice Geral de Cursos do MEC.

  • Universidade do Vale do Itajaí (Univali) – Ocupa o 78º lugar geral e é uma das maiores universidades privadas do Sul do país. Com campi em Itajaí, Balneário Camboriú e outras cidades, tem bom desempenho em mercado (39º) e inovação (136º). Tem nota 4 (de 5) no Índice Geral de Cursos do MEC, de 2023.

  • Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) – Em 90º lugar geral, é uma instituição comunitária localizada em Criciúma. Tem destaque em pesquisa (76º lugar) e internacionalização (45º), com atuação relevante em saúde, engenharia e ciências sociais aplicadas. Também registrou nota 4 no Índice Geral de Cursos.

  • Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) – No 93º lugar geral, a Unisul tem forte presença regional e tradição em cursos como administração, direito e comunicação. Destaca-se também pela integração entre ensino e tecnologia. A nota da Unisul no Índice Geral de Cursos de 2023 foi 3 (de 5).

  • Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Ocupando o 120º lugar geral, é uma instituição pública multicampi voltada para o desenvolvimento das regiões fronteiriças do Sul do país. Atua em áreas estratégicas como ciências agrárias, licenciaturas e saúde. Alcançou nota 4 no Índice Geral de Cursos do MEC.

Leia também

Faça parte da nossa comunidade de protagonistas