Egberto Santana
Publicado em 24 de dezembro de 2024 às 10:22h.
O termo Upskilling vem do inglês e significa “Requalificação”, em tradução livre para o português. Como o próprio nome indica, é a busca do profissional pelo aprimoramento e busca de novas habilidades e técnicas envolvidas com a sua função.
De maneira prática, é quando o colaborador realiza um curso, uma formação, assiste uma palestra ou participa de um workshop sobre um assunto que, ao término da atividade, possa aplicar na sua rotina de trabalho.
O Upskilling pode ser feito de duas formas:
Afinal, é um processo ganha-ganha, onde as duas pontas estão relacionadas e podem crescer de forma contínua.
Enquanto, no primeiro caso, o profissional investe em si mesmo para se tornar mais competitivo, no segundo caso, a empresa assume um papel ativo no desenvolvimento de sua equipe.
As empresas que realizam upskilling colhem inúmeras vantagens como o aumento da produtividade, competitividade e uma melhor adaptação às mudanças do mercado.
A discussão contemporânea do termo está atrelada com as recentes inovações tecnológicas que o mercado e o mundo se depara a cada dia que passa.
O exemplo mais impactante é a inteligência artificial, um dos avanços no meio da ciência e tecnologia que está transformando e otimizando as tarefas de trabalho de empresas. Sai na frente profissionais e gestores que sabem implementar melhorias para se manter competitivos no mercado.
O profissional que não inserir os novos softwares em sua rotina de trabalho também sairá perdendo na corrida pela vaga. Hoje em dia não basta apenas um currículo preenchido com a formação, línguas e experiências; é fundamental demonstrar habilidades compatíveis com as exigências do mercado.
Estudos recentes também apontam para uma busca crescente de aprendizado. A PwC Global, em pesquisa realizada durante o Fórum Mundial de Davos, indica que 45% dos CEOs de empresas se preocupam com o fim de seus negócios e acreditam que em menos de 10 anos eles chegarão ao fim.
A McKinsey, em uma pesquisa global, já alertava, em 2020, para as dificuldades do mercado, quando apontou que 44%% das empresas enfrentam lacunas de habilidades nos 5 anos.
Esse dado ressalta a necessidade de estratégias como o upskilling, que permite às empresas e seus colaboradores se adaptarem às novas exigências do mercado e se manterem competitivos em um cenário de constantes inovações
Com o upskilling sendo fundamental para o crescimento das empresas, é preciso ficar de olho nas quais habilidades e técnicas estão sendo buscadas para 2025. O relatório da Gupy Tendências da Empregabilidade 2025: Perspectivas, Desafios e o Futuro do Trabalho no Brasil, em parceria com a Accenture, listou as habilidades mais requisitadas pelas empresas em 2025, no Panorama das Habilidades, considerando tanto as hard skillg (habilidades técnicas) quanto as skills, de 2025.
A pesquisa ressalta o mundo em transformação pós-pandemia, a mudança no comportamento dos clientes, a digitalização acelerada e as novas demandas sociais e econômicas como fatores que reforçam as habilidades buscadas pelos gestores.
Por mais que muitos cargos possam ser substituídos pela inteligência artificial, devido a alta capacidade de processar dados e automatizar tarefas, o estudo também dá um enfoque para limitações em áreas que exigem habilidades humanas complexas.
Com base em dados da plataforma de vagas, exploradas entre os meses de julho/2023 a junho/2024, as habilidades mais pedidas nas posições publicadas pelas organizações na Gupy foram:
Na modalidade presencial, as skills mais pedidas serão:
No modelo híbrido:
Para o home office, o mercado deverá demandar:
A partir dos resultados do Panorama, é notável o quanto as habilidades humanas que não são suportadas pela inteligência artificial estão sendo cada vez mais demandadas, mesmo que o conhecimento em softwares e tecnologia no geral ainda não esteja descartado e bastante procurado.
Empresas e profissionais que buscam o upskilling em 2025 devem ter esses dados em mente na hora de planejar programas de carreira, qualificação e formação de seus colaboradores para, assim, se tornarem mais competitivas no mercado.